Utilização do software M.E.G.A.

Primeiro passo (obrigatório)

Instalação do software de análise filogenética M.E.G.A.

Aceder a http://megasoftware.net/

Usar o primeiro menu para selecionar o sistema operativo (Windows/ Mac OS X etc.), manter o segundo em Graphical (UI), e usar o terceiro para selecionar a versão:

Para a versão 7 em Mac OS X há um aviso («Notice: Most Mac users have reported positive experiences...») sobre a eventual utilização de emuladores para a versão Windows, os quais só deverão interessar como recurso alternativo caso a versão por defeito apresente problemas de funcionamento.

Antes de poder descarregar é necessário introduzir informação anónima para as estatísticas de utilização. Deve ficar preenchido com:

Após clicar em DOWNLOAD, o ficheiro é transferido e depois deve iniciar-se a instalação, que é automática.

Este software é gratuito e não tem vírus, nem "ofertas" de qualquer espécie. Recomenda-se clicar no botão Manual no site, para documentação de apoio.

Segundo passo (opcional)

Treinar alinhamento e construção de árvores com um conjunto de sequências fornecido (TAS2R38 de diversos Boreoeutheria)

Preparação do alinhamento

Terceiro passo (obrigatório)

Recolher sequências de referência das bases de dados, para uso na aula de 15 de novembro.

Busca de homólogos duma sequência desconhecida

Caso haja curiosidade, na página de output do blastx, caixa Show conserved domains, pode clicar-se numa das 2 etiquetas do domínio phosphagen kinases superfamily, que abrirá uma nova janela onde se encontram mais detalhes sobre o domínio proteico em causa e vários links para a base de dados de domínios proteicos conservados, nomeadamente o primeiro de todos (cd07931), assim possicionado por ser o mais significativo; clicando nestes links pode ler-se mais sobre a estrutura, função, variantes, etc., das proteínas que os contêm.

Nota: este protocolo serviu para ver várias possibilidades de busca e obtenção de sequências das bases de dados, com as respetivas interfaces e opções. Um protocolo mais simples passaria por selecionar blastn (Somewhat similar sequences) em vez de megablast, na primeira busca, evitando-se assim o mais complexo blastx; mas ainda assim, cada estratégia de busca permite obter coisas diferentes, por isso vale a pena saber usar várias.